Desafio nº 76



Aquela ideia antiga e velha de que "um dia escrevo um livro" tem-me atormentado sobremaneira. Decidi que este ano ia mesmo tentar construir-me de forma a alcançar essa meta e decidi investir em algum conhecimento e formação na área da escrita. Comecei por procurar alguns livros sobre a temática e entre muitos descobri o "Desafios em 77 palavras", de Margarida Fonseca Santos.

O livro nasce de um blogue que publica (como o nome indica) histórias com 77 palavras apenas. Nem uma a mais, nem uma a menos. As histórias têm que ir de encontro a determinadas regras que são aquilo que faz da escrita uma missão. Letras que não se podem utilizar, sílabas e palavras obrigatórias, jogos que trabalham a nossa elasticidade mental e nos preparam para sair da nossa zona de conforto, literariamente falando.

Achei imensa piada a esta premissa e decidi experimentar. Posso-vos garantir que é claramente um desafio, por vezes até megalómano. Muitas vezes parece impossível e a maior parte das vezes o resultado é uma merda! Mas só o facto de nos compenetrarmos na resolução dos problemas e realmente conseguirmos fazer aquilo a que nos propusemos, vale tudo. 

Decidi que iria publicar alguns dos desafios que vou concretizando. Mal não pode fazer tendo em conta que a minha assiduidade deixa muito a desejar...

Os desafios têm os nºs associados ao blogue e serão devidamente linkados, postados aqui pela ordem em que me vão sendo apresentados no livro. Proponho ainda que os façam, porque é mais divertido do que parece ;)

«Ora bem, letras a mais é sempre um abuso: toca a tirar a letra O

Amanhã visitarei a minha prima Mariana. Antigamente alimentava-a, vestia-a, embalava-a. Mas cresceu e nem dá para lhe falar. Está diferente. Está “naquela fase” da vida em que carrega 14 primaveras e acha que pesam demais. Sabe lá ela! Difícil é ter a minha idade. 27 é uma dupla que me asfixia. 365 dias vezes 27 passaram num instante, acreditem. De repente esperam de mim uma vida definida, desenhada em linhas aceitáveis. Quem me dera ser a Mariana.

Catarina Vilas Boas

Comentários